Publicado em: 04/03/2023
20 minutos de meditação por dia podem transformar sua vida

Nosso cérebro trabalha ininterruptamente, do momento em que nascemos até a morte.
Convenhamos, ele precisa de um descanso de vez em quando.
Esta prática milenar traz dezenas de benefícios ao nosso corpo pode ajudar a prevenir doenças e até mesmo curar algumas.
Olha só alguns benefícios já catalogados pela ciência:
• Reduz a excitação cerebral
• Relaxa à musculatura
• Aumenta a produção do hormônio melatonina
• Aumenta a serotonina
• Reduz os batimentos cardíacos, diminui a pressão sanguínea
• Diminui a ansiedade e a depressão
• Estimula as regiões do cérebro que controlam o sono
20 minutos de meditação, duas vezes ao dia, para combater a hipertensão, por exemplo. É isso que o Dr. Vicente Pissetti, pesquisador e fundador do Instituto Ananda indica para os seus alunos e pacientes. Há 30 anos ele realiza estudos teóricos e práticos na área da Meditação Científica e vem comprovando que aquietar a mente é um hábito poderoso na prevenção e no combate de problemas como insônia, tensão pré-menstrual, infertilidade e hipertensão, entre outros. Além disso, alivia os efeitos de doenças crônicas e tratamentos químicos fortes, como no caso do câncer. O Dr. Vicente concluiu que de 60 a 90% das doenças podem ser curadas pela mente.
“Nosso cérebro e nossas conexões neurais tem capacidades extraordinárias de cura, é apenas questão de tempo para que o público em geral comece a utilizar essas ferramentas em suas vidas”
Segundo a matéria via Washington Post, a Dra. Sara Lazar, neurocientista do Massachusetts General Hospital e Harvard Medical School, foi uma das primeiras cientistas a analisar os efeitos da meditação no cérebro. O que ela encontrou a surpreendeu – que a meditação pode literalmente mudar seu cérebro. Ela explica:
É bem documentado que nosso córtex encolhe à medida que envelhecemos – é mais difícil de entender as coisas e lembrar coisas. Mas nesta região do córtex pré-frontal, meditadores com 50 anos de idade apresentaram a mesma quantidade de matéria cinzenta de jovens de 25 anos.
A Meditação Científica no futuro, será uma ótima opção, não somente na substituição dos medicamentos para dor, mas como uma forma de auto conhecimento e auto desenvolvimento.
A meditação ensinada no Instituto Ananda é exatamente a mesma técnica ensinada pelos monges indianos há 7 mil anos atrás.