Medicina Naturopata
A Naturopatia ou Medicina Natural é utilizada desde o começo da humanidade. O mais conhecido Médico Naturopata foi o lendário Hipócrates (460 a.c), considerado por muitos como o “pai” da Medicina. Benjamin Lust, um imigrante alemão, a introduziu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1902, quando fundou a Escola Americana de Naturopatia. A escola enfatizou o uso de curas naturais, hábitos intestinais adequados e de higiene como ferramentas para a saúde.
Trata diversas doenças como: câncer, algumas doenças cardíacas, doenças de pele, artrite, pressão alta, problemas gastrointestinais, além de outros.
Métodos de tratamentos em Naturopatia oferecidos no Instituto Ananda pelo Dr. Vicente Pissetti conforme a necessidade de cada caso e diagnósticos realizados:
- Fitoterapia (tratamentos por plantas medicinais)
- Argiloterapia (tratamentos com a terra)
- Técnicas respiratórias
- Homeopatia
- Nutrição natural
- Exercícios físicos apropriados
- Helioterapia (tratamento de certas moléstias pela luz solar)
- Massagens e manobras físicas
- Tratamentos do cólon
- Entre outros.
A Naturopatia trabalha com a prevenção de doenças, na cura, na manutenção e promoção da saúde, equilibrando o indivíduo fisicamente, mentalmente e também espiritualmente.
Princípios da Naturopatia aplicados nos tratamentos realizados no Instituto Ananda:
- O poder curativo natural (Vis medicatrix naturae):
O corpo possui o potencial inerente de curar-se.
- Antes de tudo, não causar dano (Primum non nocere):
Não causar danos ao corpo e aos processos fisiológicos de autorregulamentação, mas sim colaborar com estes processos.
- Identificar e tratar a causa (Tolle causam):
Todas as doenças tem causa(s). Identificar e remover as causas da doença e não apenas os sintomas, pois os sintomas são as consequências de uma desordem fisiológica, são resultado do esforço do organismo para reequilibrar-se, não sendo propriamente a raiz do problema. Portanto, o tratamento dever ser orientado tanto para amenizar sintomas, quanto para eliminar a causa deles.
- Tratar a pessoa como um todo (Tolle totum):
A Naturopatia aborda a pessoa globalmente, levando em conta todos os fatores que compõem a saúde de um organismo, incluindo aspectos físicos, mentais, emocionais, genéticos, energéticos, ambientais, sociais, espirituais, entre outros. A natureza multifatorial da saúde exige uma abordagem abrangente e personalizada, para o diagnóstico e tratamento.
- Educação (Docere):
A origem da palavra “Doutor” é professor ou educador. Um dos principais objetivos da Naturopatia é educar o paciente e enfatizar a sua responsabilidade para com a saúde. A relação entre médico e paciente também tem grande valor e poder terapêutico.
- Prevenção (Prevenire):
A prevenção é mais importante que remediar sintomas e deve ser o objetivo de qualquer tratamento e cuidado com a saúde.