Medicina Ayurvédica
A Medicina Ayurvédica nasceu na Índia há mais de 5 mil anos, permanecendo até os dias atuais, sendo o sistema médico de saúde da Índia e de outros países da Ásia. Ela abrange várias áreas como: Nutrição, Endocrinologia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Cirurgia, Dermatologia, Oncologia entre outras. É considerada a mãe de todas as medicinas e também uma forma de viver diária, em harmonia com as leis da natureza.
O termo “ayur” significa vida e o termo “veda” significa conhecimento e/ou ciência, portanto Ayurveda significa a ciência da vida. É uma sabedoria natural antiga de saúde e de cura, uma ciência para a vida. Não é um sistema de cura recentemente desenvolvido, mas uma ciência contínua da vida que nunca perdeu sua integridade e essência. O grande médico e sábio oriental da antiguidade Charaka Samhita, um dos fundadores da Medicina Ayurvédica, disse: “Um médico, apesar de bem versado no conhecimento e no tratamento das doenças, que não entra no coração do paciente com a virtude da luz e do amor, não será capaz de curar o paciente.”
Os propósitos e objetivos dessa ciência são manter a saúde de uma pessoa saudável e curar a doença de uma pessoa não saudável. Tanto a prevenção quanto a cura são conduzidas através de meios inteiramente naturais. Nesta concepção, hábitos errados levam ao aparecimento de Ama (toxinas), prejudiciais ao corpo e a mente, enquanto que bons hábitos de uma forma geral levam a boa saúde de uma forma integral
A Medicina Ayurvédica apresenta uma abordagem fascinante e diferenciada sobre a doença. Toda a natureza é regida pelos elementos físicos que nela existem como ar, terra, fogo, água e éter, assim como sofre ação das tendências desses elementos, portanto, os seres humanos também são regidos por estes mesmos elementos e por suas tendências, tanto no corpo, quanto na mente.
Em vista disso, cada corpo físico possui uma combinação individual destes elementos que são chamadas de biotipos. De uma maneira geral, os biotipos fisiológicos ou doshas são classificados em três combinações: Vata, Pitta e Kapha. E cada um destes biotipos possui certas tendências e especificidades a serem consideradas e reguladas.
Nesta concepção, somos o que comemos e o tratamento nutricional é de fundamental importância, pois os alimentos também são compostos por estes elementos e regidos por suas tendências. Existem alimentos que podem ser bons para uma pessoa, mas para outra pode ser prejudicial, ou bom para a mente mas não para o corpo e vice versa.
Como uma ciência da saúde e do cuidado integral, ela inclui dieta e nutrição, yogaterapia, estilo de vida, exercícios físicos e respiratórios, descanso e relaxamento, meditação e ervas medicinais, juntamente com programas de purificação e rejuvenescimento para a cura do corpo, da mente e do espírito.
O Instituto Ananda é pioneiro nesta área, com 20 anos de atuação neste ramo de medicina e tratamento, oferecendo estes recursos conforme a necessidade de cada caso avaliados individualmente pelo Dr. Vicente Pissetti.